terça-feira, 22 de setembro de 2009

Imagens Sensoriais


Imagens Sensoriais no Pilates

Em certa ocasião, um aluno ficou assustado com tantas imagens que trazemos durante as aulas: “como tem acessórios nessa aula!” – dizia. Ele se referia à gelatina, ao diamante, ao “passe por cima disto, imagine-se virando aquilo” e etc. É verdade que usamos muitas imagens ao ministrar as aulas. Mas porquê?

Imagine gotas de água gelada derramadas em suas costas. Como seu corpo reage quando pensa sobre esta sensação? Imagine o aroma quente de um bolo de chocolate assando no forno. Como seu corpo reage quando você imagina esse cheiro delicioso? Imagens são de fato muito poderosas e podem ser reconhecidas e experimentadas no nosso cérebro de muitas maneiras.

Imagem sensorial é uma das formas mais diretas de conexão com o corpo. Trata-se de um profundo nível de imaginação que requer o uso de vários sentidos (em vez de usar somente um, como a visão). Uma imagem que enfoca atenção e sensação fornecerá um conhecimento adicional para o cérebro, o que ajuda a reter informações e prolongar a memória.

Imagens Sensoriais podem ser usadas como uma ferramenta para guiar o corpo em posições de alinhamento correto. Associadas ao toque, fornecem um método confiável de correção postural.

Joseph Pilates dizia que, antes de iniciar um movimento, deveríamos nos imaginar já o executando. Desta forma o cérebro possui uma informação prévia à execução, e funciona como se já houvesse uma “memória” para aquele movimento.

Por isso, deixe sua imaginação fluir durante as aulas e perceba os resultados no seu próprio corpo!

2 comentários:

  1. Adorei o diamante!!! e realmente nossa mente e os sentidos todos ajudam um monte...
    aquela expressão "cresceu tanto que subiu" me ajuda bastante.

    ResponderExcluir
  2. Olha gente, essa historia de imagens sensoriais está realmente se "materializando", pois acreditem, hoje eu e a Vera "levitamos" durante a aula de pilates!!!
    Não é mentira, vocês precisam conferir, é muiiiito boooom!!!
    Beijo, Rosana.

    ResponderExcluir

Este espaço é seu!