Imagens Sensoriais no Pilates
Em certa ocasião, um aluno ficou assustado com tantas imagens que trazemos durante as aulas: “como tem acessórios nessa aula!” – dizia. Ele se referia à gelatina, ao diamante, ao “passe por cima disto, imagine-se virando aquilo” e etc. É verdade que usamos muitas imagens ao ministrar as aulas. Mas porquê?
Imagine gotas de água gelada derramadas em suas costas. Como seu corpo reage quando pensa sobre esta sensação? Imagine o aroma quente de um bolo de chocolate assando no forno. Como seu corpo reage quando você imagina esse cheiro delicioso? Imagens são de fato muito poderosas e podem ser reconhecidas e experimentadas no nosso cérebro de muitas maneiras.
Imagem sensorial é uma das formas mais diretas de conexão com o corpo. Trata-se de um profundo nível de imaginação que requer o uso de vários sentidos (em vez de usar somente um, como a visão). Uma imagem que enfoca atenção e sensação fornecerá um conhecimento adicional para o cérebro, o que ajuda a reter informações e prolongar a memória.
Imagens Sensoriais podem ser usadas como uma ferramenta para guiar o corpo em posições de alinhamento correto. Associadas ao toque, fornecem um método confiável de correção postural.
Joseph Pilates dizia que, antes de iniciar um movimento, deveríamos nos imaginar já o executando. Desta forma o cérebro possui uma informação prévia à execução, e funciona como se já houvesse uma “memória” para aquele movimento.
Adorei o diamante!!! e realmente nossa mente e os sentidos todos ajudam um monte...
ResponderExcluiraquela expressão "cresceu tanto que subiu" me ajuda bastante.
Olha gente, essa historia de imagens sensoriais está realmente se "materializando", pois acreditem, hoje eu e a Vera "levitamos" durante a aula de pilates!!!
ResponderExcluirNão é mentira, vocês precisam conferir, é muiiiito boooom!!!
Beijo, Rosana.